terça-feira, 18 de maio de 2010

Treinamento funcional, nova tendência no fitness


Foto: Ana Alice Nicolau, vestindo My Style Fitness

Uma nova modalidade de exercícios – o treinamento funcional – está ganhando espaço nas academias de Brasil. Alguns consideram-no o Fitness do futuro.

Agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar, são algumas atividades do novo treinamento. Nele, o maquinário tradicional das academias cede espaço a movimentos, acessórios e estímulos diferentes, que visam trabalhar o movimento do corpo. Enquanto na musculação se trabalha com cargas, placas, anilhas e halteres, no treinamento funcional o peso do corpo se torna um acessório, sendo trabalhado de forma integrada.

O que é o treinamento funcional ?

O treinamento funcional é uma nova tendência de exercício físico que tem como foco a melhoria do condicionamento físico, aliado à performance, prevenção e recuperação de lesões no corpo. Pode ser usado de forma direcionada por atletas que buscam melhor desempenho e diminuir o risco de lesões. Na prática, consiste em aumentar a intensidade dos exercícios por alguns minutos e intercalar pequenas pausas de intervalo. Alternando períodos de pico de corrida, com intervalos com intensidade mais baixa. Dessa forma, o atleta consegue melhorar a resistência e a potência física, além de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e reduzir a gordura do corpo.

Quem realiza o treinamento funcional busca, sobretudo, a performance, seja esportiva ou estética. O exercício é mais eficiente porque é mais intenso, com poucos intervalos. Além disso tem um gasto de caloria muito grande. Em termos de resultado, o treinamento funcional proporciona grande perda de gordura e como resultado gera uma manutenção da massa muscular e uma melhor definição do músculo.
Saúde e treinamento funcional

Apesar das vantagens que essa nova modalidade de treinamento proporciona, somente pessoas que tenham um nível de condicionamento físico acima da média da população pode realizar esse exercício. Quem vai fazer o treinamento funcional não pode estar sedentário, tem que ter pelo menos um nível primário de condicionamento físico, pois é um exercício bastante intenso.

Por outro lado, são muitos os benefícios que o treinamento trás para a saúde. Além da perda de gordura, a pessoa melhora o seu perfil lipídico e diminui o colesterol e o açúcar no sangue.

Cuidados ao aderir ao treinamento funcional


Os interessados em aderir a essa nova modalidade de exercícios tem que ficar atento a qualificação dos profissionais.

Muita gente diz que faz treinamento funcional, mas na realidade só faz um desequilíbrio, não utiliza, de fato, o método do treinamento funcional.

Fonte!

Continue lendo...