terça-feira, 9 de março de 2010

Conhece Overtraining?

Achei interessante a matéria abaixo, postada originalmente no portal correio 24 horas.



Nestes dias de calor, o próprio corpo pede atividade física. Até porque todo mundo quer ficar em cima para fazer bonito na praia. Apesar de toda essa vibração, é importante lembrar que quando o assunto é corpo sarado e saudável não adianta querer tirar o atraso de um ano em poucos meses.

O professor de educação física Wallace Duarte, da academia Marcial Fitness, lembra que a pressão para conseguir o corpo perfeito pode provocar uma extrema fadiga muscular, causada pelo excesso de atividade física, também conhecida como Síndrome de Overtrainnig.

“Antigamente, só atletas profissionais apresentavam o overtrainning, hoje, esse problema tem sido muito comum nas academias, entre pessoas que não são atletas, mas que realizam treinos diários de três horas, quando o máximo ideal é uma hora e meia”, esclarece.

Duarte lembra ainda que a insistência nos treinos diante esse quadro pode gerar inflamações e lesões musculares graves. “A pressa não garante resultados. Na verdade, os efeitos dos treinos só aparecem com o tempo e com a constância da atividade”, lembra o professor de educação física, destacando que o ideal é começar qualquer atividade física num ritmo mais lento e ir aumentando progressivamente.

COMPULSÃO E VAIDADE
Para o educador, a pressão por um corpo perfeito é a principal responsável pela Síndrome entre aqueles que não são atletas profissionais. Para reconhecer os sintomas desse problema,é preciso atentar para o cansaço excessivo, aumento da ansiedade, sono irregular, perda de libido, gripes seguidas.

“Uma pessoa com overtrainning não consegue descansar e, em muitos casos, tem um sono irregular”, diz o professor, destacando que a vida sexual também fica comprometida, uma vez que falta disposição e energia. “Em alguns casos, o aluno não chega a sentir dores musculares, mas os sintomas estão lá”, completa.

Com urgência de voltar à forma física depois do segundo filho, a comerciante Vera Pires diz que viveu dias difíceis sem compreender o que estava acontecendo. “Na época, estava passando por um período difícil no meu casamento e passei a achar que os resfriados constantes e a falta de disposição eram resultado do desgaste emocional”, relata.

Segundo ela, foi a própria equipe de professores da academia que frequentava
que alertou para os excessos. “Eles foram cuidadosos e me mostraram que, em vez de ficar bonita, estava ficando destruída”, diz, com humor.

RECUPERAÇÃO
Se você quer ficar em forma, mas precisa vencer a fadiga muscular extrema, os profissionais de educação física recomendam parar o treino por, pelo menos, duas semanas. Nesse período, além do repouso, é importante investir numa dieta com alto valor nutritivo.

“Dessa forma, o corpo usará o tempo de descanso para voltar ao estado normal, permitindo o ganho muscular e a performance futuros”, esclarece Wallace. Outra dica importante reside em realizar um planejamento melhor das atividades e fazer uma dieta equilibrada, não esquecendo de incluir na alimentação os carboidratos (que são fonte de energia e estão presentes no macarrão, arroz, batata, pães, biscoitos) e proteínas (carnes, ovos, leite, feijão, lentilha, soja ), que possuem um papel importante para garantir a força muscular de quem treina.

Acompanhe-nos também no TWITTER.

Continue lendo...