domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cuidado: Estresse engorda


Ficar contando calorias, pensar no jantar em pleno almoço e ficar no supermercado verificando os rótulos de cada produto estressa e pode engordar.

Resolveu começar uma dieta e está toda empolgada contando as calorias que consome. Tudo bem, enquanto isso não for algo que comece a aborrece-la. Ou seja, enquanto for um hábito saudável e não deixar de participar em programas sociais por causa disso, pode considerar-se uma mulher normal. Mas se começar a ficar neurótica com a balança, esqueça. O seu antídoto contra os quilos a mais pode virar-se contra si, sem que perceba. Por isso, muitas pessoas que seguem rigorosamente a dieta, muitas vezes, não conseguem perder gramas.

Quando estamos com o nosso estado emocional muito alterado, a glândula supra renal liberta cortizol na corrente sanguínea. Essa substância faz com que a pessoa engorde sem comer em grande quantidade. Além do fator hormonal, há outro ponto muito importante quando falamos em ganhar peso ao preocupar-se demais com a dieta alimentar: o controle do impulso compulsivo. “Comer é um prazer e se a pessoa não está bem por algum motivo, ela utiliza essa sensação de bem-estar ao comer como uma substituição. Passa a comer de forma emocional e não fisiológica”, explica a nutricionista Claudete Rocha Luz. “A diferença é que uma pessoa em estado ‘normal’ come corretamente, em horários adequados e guiados pela necessidade do organismo. A compulsiva sente necessidade de comer o tempo todo, não importa o que e geralmente em grande quantidade”, diz a especialista.

Além disso, o stress pode engordar. “O stress pode alterar o peso, o sono e a pressão arterial, inclusive, causando diversas doenças recorrentes”, diz Ana Paula Ragonlia, endocrinologista da Clínica Cirúrgica Plástica e Beleza. Algumas pessoas quando estão muito ansiosas engordam e outras, emagrecem. “Há relação de ansiedade com algumas hormonas que podem alterar o peso, a pressão arterial e até manifestar doenças após um stress”, revela a médica.

Nem neurótica, nem compulsiva

Não adianta também desistir do regime e começar a comer tudo o que apanha pela frente e ficar feliz por isso! Claro que se começar a comer sem parar, não praticar atividade física e exagerar nas quantidades, vai engordar. Aliás, comer por felicidade apenas, engorda de certeza.

Ser compulsivo atrapalha não só a vida social e o controle do peso na balança. Na verdade, esse estado faz com que qualquer dieta não dê certo. Por isso, algumas pessoas compulsivas não conseguem ver-se livre do efeito iô-iô. “O paciente compulsivo precisa de um tratamento multidisciplinar que conta com a ajuda de um nutricionista, um endocrinologista e um psicólogo”, explica Claudete.

Dicas práticas

Procure diagnosticar quando come por fome ou por vontade;
não passe vontade, se está com desejo de comer um doce, coma, mas em pouca quantidade e use a lei do equilíbrio;
Se exagerar no almoço, coma pouco ao jantar;
Para controlar a ansiedade, escolha atividades como ioga ou pilates, assim troca o prazer de comer pelo bem-estar do seu corpo;
Divirta-se, capriche no visual e seja feliz! O seu corpo vai agradecer!

Fonte !

Acompanhe-nos também pelo TWITTER.

Continue lendo...