sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Jovens obcecadas por magreza podem ter ossos mais fracos



A pesquisa constatou que que a resistência óssea está relacionada aos níveis de gordura.

A temporada de moda brasileira chegou e, com ela, a discussão sobre casos de modelos obcecadas pela magreza, que fazem de tudo um pouco para atingir o corpo que julgam (equivocadamente) perfeito. E, de acordo com pesquisadores britânicos da Universidade de Bristol, o peso abaixo do ideal pode tornar os ossos das garotas fracos.

A equipe examinou mais de 4 mil meninas de 15 anos e calculou a forma e a densidade de seus ossos, além da gordura corporal. Constatou, a partir de então, que a resistência óssea está relacionada aos níveis de gordura, o que significa que a pressão para ser magra pode aumentar as chances de fraturas.

Segundo informou o jornal britânico Daily Mail, 5 kg a mais de massa gorda nas garotas foi associado a um aumento de 8% na espessura do osso da perna, por exemplo. Vale dizer que a massa óssea continua a crescer lentamente ao longo dos 20 e poucos anos, mas, após os 35, a perda óssea é elevada como parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, construir ossos fortes na juventude é particularmente importante às mulheres, uma vez que têm mais probabilidade de desenvolver problemas como osteoporose e fraturas no quadril.

Patrícia Zwipp, no TERRA.

Acompanhe as novidades também pelo TWITTER.

Continue lendo...