quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Além de manter o peso, se exercitar na gravidez melhora a saúde

“Mulher não tem que se tornar atleta durante a gestação”, a frase é da revista Runner’s, da Editora Abril, publicada em um artigo sobre os benefícios de correr durante a gravidez. O início, ainda que um tanto quanto pouco amistoso, deixa claro uma regra que nem todas as futuras mamães seguem: gravidez não é o momento para querer fazer regime alimentar de perda de peso (com exceção de ordens médicas) ou para pular do sedentarismo ao super pique de malhadora.



Delicado e recheado de mudanças hormonais e corporais, essa fase não pede mudanças bruscas na rotina, principalmente a física. Por isso, se você não malhou antes de engravidar, cuidado redobrado ao escolher a modalidade a adotar durante os meses com um lindo barrigão.

Então dá para afrouxar a preocupação e curtir o soninho da gestação no sofá? Pelo contrário. Estudos revelam que mulheres que fazem atividades físicas durante a gravidez, combatem com maior eficácia o excesso de peso no bebê e diminuem algumas complicações obstétricas e psicológicas, como a depressão e o estresse.

Segundo a Agência de Fitness (ADF), as práticas mais recomendadas são as feitas na água, como a hidroginástica e a natação, pois a mamãe evita o inchaço, as forças gravitacionais e melhora as dores lombares. Outro ponto positivo para quem pratica exercícios durante a gestação é que a probabilidade do parto ser normal é muito maior.

Ana Lúcia Zalaquett, da ADF orienta: “ao praticar qualquer exercício físico é preciso que tomar ainda mais água para hidratar o corpo e o bebê”. Pronta para comprar seu maio e cair na água? Confira antes com sua obstetra o melhor período para iniciar as atividade aquáticas e bom mergulho.

Por Monique dos Anjos, no Blog Dieta Nunca Mais

Acompanhe-nos pelo TWITTER.

Continue lendo...