domingo, 2 de maio de 2010

Cuidado com as estrias !


As estrias continuam sendo uma das grandes inimigas da mulher nos dias de hoje. Elas aparecem em forma de listras brancas ou avermelhadas na pele, deixando num estado totalmente desagradável. Os homens também são afetados por elas, mas em menores proporções e casos. Devido ao fator biológico a mulher acaba sendo a maior vítima, isso porque possui dois hormônios, o progesterona e estrógeno que são os principais responsáveis pela ruptura das fibras elásticas da pele.

Muitos especialistas já se diversificaram nas explicações sobre as estrias, mas o que é comum saber se refere quanto ao seu aparecimento que ocorre principalmente quando a pele se estica. Existe um limite quanto ao esticamento que ocorre na pele, e quando a pressão acaba sendo maior do que a pele possa agüentar ela se rompe. E o especialistas acreditam que ainda possam encontrar um meio de prevenir eficientemente as estrias desde jovem, e não só atuar no combate das que já forma formadas. Já existem tratamentos preventivos deste tipo, mas nenhum ainda conseguiu ser 100% eficiente, e é isso que eles querem alcançar. Muitos estudos são feitos e aprimorados nessa área, embora ainda não tenha um tratamento para estrias que acabe de vez com elas, existem muitos outros que conseguem diminuir bastante a intensidade.

As pessoas precisam estar atentas a tudo para evitar ou eliminar as estrias, alguns fatores são influenciadores e muitas vezes até determinantes para o surgimento delas. Pessoas que engordam ou emagrecem de forma contínua acabam tendo maior risco, visto que com o aumento do peso as células não têm tempo de se duplicar de forma proporcional ao excesso de gordura. Pessoas magras que acabam tendo um crescimento rápido também costumam ter estrias, já que o corpo necessita de tempo para se adaptar ao crescimento dos órgãos e quando isso não acontece as estrias aparecem. E na gravidez também é muito comum, já que ocorre aumento de peso, crescimento da barriga, e tudo isso pode levar ao aparecimento das estrias.

Existem diferentes casos que podem levar uma pessoa a ter estrias, e por isso todo cuidado é importante para quem deseja se ver livre delas. Sempre importante buscar orientação médica especializada no assunto, e em casos complicados é extremamente importante seguir um tratamento adequado para que possa de fato cuidar o problema sem ter complicações. O auto medicamento é totalmente desaconselhável, pois só um medico de verdade pode garantir o melhor a se fazer.

Fonte: Prof. Breno Aguiar, no Artigos On-Line

Continue lendo...