segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Meditação: Guia para principiantes

Vi a matéria abaixo no site Manter a Forma, gostei bastante, e repasso por aqui pra vocês. Siga-nos também pelo Twitter.



A maioria das pessoas, quando pensa em meditação, associa imediatamente esta atividade a perda de tempo. Mas a meditação tem segredos escondidos e enormes benefícios.

Os benefícios que a meditação traz para a saúde são hoje em dia já reconhecidos e comprovados pela medicina e ciência. Os mais imediatos, para alguém que pratique meditação com regularidade, são uma baixa pressão sanguínea, alívio do stress, capacidade de cura aumentada, melhoria do humor e funções cerebrais, entre outros.

E depois há outros benefícios mais pessoais e pouco objetivos, sentidos por diferentes pessoas de formas distintas, como uma melhoria e aumento da consciência de tudo o que se passa à volta delas e uma sensação geral de ligação com pessoas e meio.

Não existe uma única forma universal de meditar. Como em qualquer outra atividade que você decida começar, dedique-se de corpo e alma e devore livros, blogs, DVDs, aulas, etc. Mas é importante lembrar-se de que quando meditar, vai partir de si experimentar as diversas técnicas e dicas, e perceber o que funciona melhor para si.

Eu não sou um expert em meditação e confesso que não acho uma atividade fácil. Talvez devido à minha natureza dinâmica, durante a meditação, a mente divaga constantemente. Temos comichão. Damos por nós a pensar que queremos estar a fazer outra coisa.

No entanto, com disciplina, vontade e treino, é uma atividade poderosa que pode melhorar muitos aspectos das nossas vidas e que por isso não pode ser ignorada. Mesmo que só consiga praticar 10 a 15 minutos por dia, é o suficiente para fazer diferença.

Aprender a meditar é fácil. Confiar em nós próprios é que é mais difícil.

Como Meditar em 5 Passos Simples


1. Eliminar Distrações.

A primeira coisa que se deve certificar é que consegue ter tempo só para si, sem que ninguém possa interromper. Desligue o celular, o computador, isole-se e empenhe-se neste momento só seu. Lembre-se, nem que sejam 10 ou 15 minutos, o importante é que consiga assumir este compromisso consigo própria(o) e o cumpra.

2. Organize-se e determine o tempo que vai reservar para tal.

É importante estabelecer um tempo exato de meditação para não correr o risco de ser demasiado vago e eventualmente desistir. É recomendável começar de forma modesta, nas primeiras vezes, entre 5 e 15 minutos é perfeitamente razoável.

4. Descontraia.

É fundamental para meditar com resultados positivos. Fazer alongamentos antes de começar vai ajudá-la(o) a descontrair e ficar mais confortável enquanto está meditando. Caso não se sinta descontraída(o), o seu corpo vai reagir durante a meditação e o exercício terá o efeito contrário.

5. Sinta-se confortável.

Assim que esteja sentindo-se descontraída(o), tem que encontrar um local onde se possa sentar ou mesmo deitar. Não é obrigatório adaptar a clássica posição de meditação “Lotus”. Pode sentar-se como quiser, garanta apenas que tem a coluna direita e que se sente perfeitamente confortável na posição escolhida.

5. Concentre-se.

Nas primeiras sessões, a sua mente vai tender a complicar-lhe as coisas. Assim que esteja estabelecida(o), pense em algo em que se consiga concentrar, como a sua respiração, os seus músculos ou, por exemplo, uma vela. Há quem use música calma ou reprodução de sons da natureza. O importante é que a sua escolha lhe permita concentrar-se e não pensar em nada mais.

Dicas para Principiantes

1. Assuma o controlo lentamente.

A sua mente irá querer divagar e dará por si a pensar em problemas de trabalho ou a distrair-se com assuntos do dia-a-dia. Não perca o ânimo e não se descontrole, aprenda a retomar a concentração calmamente.

2. Deixe os pensamentos passar.

No início, os seus pensamentos parecerão quase caóticos e vai achar que se está a deixar levar por eles, perdendo todo o sentido da meditação. Aceite que este fato é normal e só com tempo de treino vai conseguir minimizar estes picos. É, por isso, perfeitamente normal. Leve a sua consciência de volta ao ponto onde estava e vá fazendo isto sempre. Com o tempo, diminuirá os pensamentos caóticos e notará que consegue controlar melhor a forma como quer que a sua mente funcione. Isto é meditação.

3. Postura.

Manter a coluna direita e uma boa postura é fundamental, especialmente quando está sentada(o). Permite que a energia no seu corpo flua pelo seu corpo. Não se estique demasiado, mantenha apenas uma postura que seja confortável para si e com a qual sente que se consegue abstrair o suficiente para meditar.

4. Sorria.

Manter uma expressão de semi-sorriso enquanto medita pode influenciar os pensamentos que passam pela sua mente. Mesmo que não tenha vontade de sorrir, tente e veja o que acontece. Muitas mudanças sutis no seu físico podem influenciar substancialmente o seu humor e forma de pensar e encarar a vida.

5. Melhoramento incremental.

Não se pode encarar a meditação como uma corrida. Ao meditar, você aprende a desfrutar cada segundo do processo, sem pensar no resultado final. Foque-se num melhoramento incremental. Talvez o seu objetivo possa ser aumentar em 10 segundos por dia no seu tempo de meditação. Esta é apenas uma das muitas formas de progredir.

6. Música.

Para algumas pessoas, ouvir música relaxante pode ajudar com a meditação. Se para si esta for uma forma de melhorar a sua meditação, avance sem receio. Atualmente existem também CDs específicos para meditação que podem ser uma boa alternativa.

Perguntas e Dúvidas Mais Frequentes

Estas perguntas e respostas foram recolhidas de várias fontes diferentes mas parecem ser constantes das pessoas que meditam há pouco tempo ou aquelas que estão pensando em começar esta atividade.

P – Com que regularidade devo meditar?

R – Não existe uma regra absoluta. Se apenas conseguir meditar uma vez por dia, não há problema. O importante é criar a rotina. Comece com uma vez por dia e depois veja se naturalmente se sente bem em tentar duas vezes por dia.

P – Por quanto tempo devo meditar?

R – Pode meditar entre 5 minutos e o tempo que quiser. Comece devagar e mantenha-se confortável. É importante que no início tenha séries de pequenas experiências positivas. Não adianta estar 2 horas meditando com esforço, só vai fazer com que desista mais depressa.

P – Tenho a sensação que a minha mente divaga mais do que qualquer outra pessoa…

R – Por momentos, todos achamos que somos mais complicados do que o resto do mundo. Tenha a noção de que toda a gente tem problemas, todos nós iremos divagar num exercício de meditação. Aprenda a controlar a forma como os pensamentos vêm e vão;

P – E se eu adormecer?

R – Se tiver por hábito praticar meditação deitada(o) e adormecer todas as vezes, deve considerar fazê-lo sentada(o). Se adormecer sempre, significa que não está a meditar corretamente.

P – Meditar está causando dores no meu corpo.

R – Se tem por hábito meditar sentada(o) e com uma má postura, o seu corpo acabará por reagir e isso provocará inquietude – uma distração no processo de meditação. Se a dor não for intensa, aprenda a lidar com ela e aceite-a. É uma boa oportunidade de observar o que se passa com o seu corpo, incluindo aprender a lidar com sentimentos desconfortáveis. À medida que o tempo passa, será cada vez mais fácil de ignorar e saber aceitar estas sensações.

P – Como devo sentir-me quando medito?

R – Cada pessoa tem sensações diferentes quando medita. Passado algum tempo de incluir esta rotina na sua vida, vai começar a sentir-se contente, em paz e feliz. Aceite o fato de no início achar que a sua mente está um autêntico caos. Não desista e acredite que é uma questão de tempo e persistência até começar a tirar partido desta atividade.

P – Devo fechar os olhos?

Pode meditar com os olhos abertos ou fechados. Em geral, é recomendado meditar-se com os olhos fechados, pois ajudá-la(o)-ão a concentrar-se na sua respiração, por exemplo. Mas se preferir concentrar-se em algo externo, como por exemplo uma árvore, uma flor, umas plantas, ou o mar, faça-o. Lembre-se que a meditação é suposto ser uma atividade divertida, faça aquilo que sentir que é bom para si.

Continue lendo...