terça-feira, 3 de novembro de 2009

Preparando o corpo pro verão !!!

Prepare o corpo para o verão



Malhar, perder peso ou definir o corpo. Independente de qual seja a sua escolha a verdade é que o verão vem aí e homens e mulheres querem estar com o corpo em forma para não fazer feio nos programas típicos da estação mais quente do ano.

Quando o assunto é malhação muitos ainda procuram orientação própria, mas a equipe do Portal Infonet convocou um time de três professores para dar dicas de como perder peso e não comprometer a saúde.

Então, antes de correr para a academia mais próxima, descubra o que os professores José Domingos Vieira, Adriano de Carvalho Socorro e Jefferson Wendel dos Santos recomendam para um verão saudável com o corpo em forma.

1 - Musculação é palavra-chave

O professor Domingos Vieira é personal e professor de musculação. Há 14 anos dando aulas de educação física Domingos afirma que a melhor atividade para perder peso é encarar as aulas de musculação.

“O que poucas pessoas sabem é que a musculação continua queimando após 10 horas do exercício. É importante que o aluno comece a praticar a musculação de forma moderada. No caso de um sedentário o ideal é que ele comece a praticar três vezes por semana. Nunca esquecendo de fazer uma avaliação física e médica”, diz o personal.

Domingos diz ainda que aliado a pratica da musculação o aluno pode contar com uma atividade aeróbica. “A musculação também pode ser associada a uma atividade aeróbia como caminhar e pedalar, isso vai ajudar no condicionamento físico e aumentar a queima de calorias”, lembra.

2 - Que tal um cooper?

O professor Adriano de Carvalho é um especialista em corridas e conta que mediante uma avaliação médica a atividade pode ser praticada por pessoas de todas as idades. “O ideal para a preparação para o verão é a corrida porque promove qualidade de vida e é um exercício que pode ser praticado por todas as pessoas desde que sejam feitos exames médicos e avaliação física. A corrida promove grande gasto calórico, uma atividade moderada cerca de três vezes por semana praticando 45 minutos chega a gastar até 600 calorias”, afirma.

O professor destaca que a corrida pode ser um grande aliado para pessoas que não tenham muito tempo para se dedicar à malhação. “Fazendo um treinamento especifico a pessoa pode praticar a caminhada de uma forma fracionada, ou seja, o ideal é que o exercício seja feito pelo menos 30 minutos por dia, mas esse tempo pode ser fracionado a cada 10 minutos. Para quem tem muita atividade durante o dia pode fazer 10 minutos de caminhada pela manhã e o restante distribuído ao longo do dia”, explica.

3 - Spin é boa pedida. Mas o que é isso?

Pedalar vários quilômetros ao som de ritmos eletrizantes e ainda assim contar com o conforto de uma academia. O spin é a recomendação do professor Jefferson Wendel dos Santos que relata os benefícios dessa modalidade que provoca altas frequencias aliadas a grande perda de medidas.

Já imaginou perder mais de 500 calorias em apenas 50 minutos de aula? Com o spin é possível, segundo Jefferson salienta a intensidade alta dos exercícios durante a atividade. Ainda segundo o professor o spin é uma modalidade bastante divertida e que proporciona benefícios para todas as idades. A perda é de 550 calorias por aula, isso em uma aula de intensidade alta ou média moderada.

O spin é uma aula de intensidade alta que proporciona grande perda de medidas
"Essa aula de spin por ser muito movimentada é feita com três picos de freqüência, ou seja, em 50 minutos de aula existem três momentos de recuperação para que o praticante diminua o stress e possa se preparar para a próxima sequencia”, fala ressaltando que o spin não pode ser praticado por gestantes e pessoas que tenha problemas cardíacos.

Mas Wendel lembra que antes de iniciar qualquer atividade é preciso uma avaliação médica. “A preparação para o verão começa sempre alguns meses antes para muitos alunos, mas existem aqueles que deixam para procurar a academia faltando apenas um mês ou semanas. O que recomendo é que independente de que exercício possa ser escolhido, a pessoa procure uma academia séria com profissionais especializados para que a atividade física não ocasione problemas musculares ou agrave um problema de saúde”, relata.

Gostou? Acompanhe-nos pelo TWITTER.

Por Kátia Susanna, Portal InfoNet

Continue lendo...