quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bem-estar do seu corpo: Os benefícios do chá.



Acompanhe-nos também pelo TWITTER.

Excelente alternativa para driblar o calor, bebida também é poderosa aliada da saúde

Conhecemos os chás de outros verões. São aliados na perda de medidas, desintoxicação, combate à ansiedade, entre outros. Só que, vamos combinar, tomar uma bebida quente em um calor de 40 graus complica, não é? Para ter sabor e saúde mesmo no verão, uma alternativa é optar pelos chás gelados, que têm todos os benefícios da bebida quente e, ainda, uma dose extra de refrescância.

O chá é rico em polifenóis antioxidantes que protegem nossas células dos radicais livres, que previnem o câncer e o envelhecimento precoce. Alguns ajudam a emagrecer. Os chás contêm também betacaroteno, vitaminas B1, B2, B6, C, ácido fólico, magnésio e potássio.

“O ideal é o consumo de chás naturais, já que assim evitamos os conservantes e os outros produtos químicos usados para realçar o sabor. Se for consumir as opções de chás industrializados, dê preferência aos chás de caixinha que tenham certificado orgânico”

"A ingestão de chá é responsável pela redução do risco de doenças coronárias, diminuição dos níveis de colesterol, preservação da densidade óssea, diminuição da fadiga, redução do peso, proteção do organismo e facilidade de digestão", diz a nutricionista Luana Stoduto, do site Bem Leve. Os tipos de chá são os mais variados e para os mais fins. Os chás puros, sem açúcar, são isentos de calorias. Já os chás branco e de alecrim têm a propriedade de reduzir a absorção de gorduras, ajudando a perder peso. No combate à ansiedade, chás como camomila, capim limão, erva cidreira e erva doce são grandes aliados. O chá de erva cidreira ainda reduz a compulsão por comida. Já o de cravo e canela reduz a vontade de comer doce.

Para hidratar, a pedida é o chá verde que também é antioxidante, aumenta a energia e ajuda a queimar gordura. Mas, atenção, chás preto, mate e verde não devem ser consumidos após as grandes refeições (almoço e jantar), pois têm um polifenol (tanino), que reduz a absorção de ferro.

"O ideal é o consumo de chás naturais, já que assim evitamos os conservantes e os outros produtos químicos usados para realçar o sabor. Se for consumir as opções de chás industrializados, dê preferência aos chás de caixinha que tenham certificado orgânico", explica Luana.

Alguns cuidados devem ser tomados na hora de preparar a bebida. As folhas não podem ficar muito tempo dentro da água quente. Para evitar o sabor amargo, devem permanecer na água por, no máximo, cinco minutos.

Por Thiene Barreto, no Bolsa de Mulher

Continue lendo...