sexta-feira, 9 de abril de 2010

Brasileiros estão comendo mais frutas, embora estejam mais sedentários


Brasileiro come mais fruta, mas está mais sedentário, diz pesquisa

Os brasileiros estão comendo mais frutas e hortaliças, conforme apontou estudo inédito do Ministério da Saúde feito com 54.367 entre os dias 12 de janeiro e 22 de dezembro de 2009 e apresentado nesta quarta-feira (7) durante a comemoração do Dia Mundial de Saúde, em Brasília. A pesquisa mostrou que 30,4% da população com mais de 18 anos optam por esses alimentos cinco ou mais vezes na semana. E 18,9% consumiram cerca de cinco porções diariamente em 2009 - 2,6 vezes mais que o registrado em 2006, 7,1%. Isso equivale às 400 gramas diárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.

Outro ponto positivo no hábito alimentar do brasileiro é a queda de 15,8% no consumo de carnes vermelhas gordurosas ou pele de frango. Em 2009, 33% dos adultos comiam carnes com excesso de gordura contra 39,2% em 2006. Apesar da boa notícia, o Ministério da Saúde alertou para o aumento no consumo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura e do número de sedentários no país. "Hoje observamos um predomínio de alimentos com alto teor de gordura e açúcar na dieta do brasileiro, e isso não é compensado com aumento de atividades físicas.

Pelo contrário, as pessoas estão mais sedentárias", disse Deborah Malta, uma das responsáveis pela pesquisa, coordenadora-geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis do Ministério da Saúde. O hábito de comer fora de casa também contribui para a ingestão de produtos mais gordurosos.

Refrigerantes
Segundo comunicado do Ministério da Saúde, os dados apontam ainda que refrigerantes e sucos artificiais (aqueles em pó dissolvidos em água) participam ativamente da dieta do brasileiro. Ao todo, 76% dos adultos bebem esses produtos pelo menos uma vez na semana e 27,9%, cinco vezes ou mais na semana. O consumo regular, quase todo dia, aumentou 13,4% em um ano. Em 2008, 24,6% da população bebia refrigerantes cinco ou mais vezes na semana.

Entre os mais jovens, de 18 a 24 anos, o índice é ainda maior, 42,1% bebem refrigerantes quase todos os dias. Além disso, as versões light ou diet do produto não são tão requisitadas. Só 15% da população adulta optam por eles. O leite com teor integral de gordura também é o preferido: 58,4% da população consomem esse produto cinco ou mais vezes na semana. Um aumento de quase 2% em três anos. Em 2006, 57,4% da população preferiam os integrais ao invés de desnatados ou semidesnatados.

Já o consumo de feijão, tão comum na culinária brasileira, está caindo. Esse alimento, que é rico em fibra e ferro, em 2009, fez parte do cardápio de 65,8% dos adultos cinco ou mais vezes na semana. Em 2006, o índice era 71,9%, o que representa uma queda de 8,4% em três anos. "O feijão requer tempo de preparado e pressupõe uma comida caseira. Com a mudança no estilo de vida da população, ele está saindo da rotina do brasileiro", afirmou Deborah Malta.

Sedentarismo
Apenas 14,7% dos adultos fazem atividades físicas no tempo livre com a regularidade necessária - 30 minutos diários, cinco vezes por semana. Considerando aqueles que se deslocam para o trabalho ou para escola a pé ou de bicicleta, o índice sobe para 30,8%. O estudo demonstra ainda aumento do número de sedentários no país, que hoje representam 16,4% da população. Esse índice é 24% maior que o registrado em 2006, quando havia 13,2% de adultos inativos fisicamente.

Nos períodos de descanso é a televisão que distrai o brasileiro. A pesquisa mostrou que 25,8% dos adultos passam três ou mais horas em frente à TV e isso acontece cinco vezes ou mais na semana. Os dados sobre o perfil da alimentação do brasileiro e o hábito de fazer atividade física integram levantamento realizado todo ano pelo Ministério da Saúde, o Vigitel.

Fonte: Redação Terra

Continue lendo...