quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Como transformar seu corpo e melhorar sua saúde em 2010

Que tal adotar novos hábitos em 2010? Pensando nisso, a doutora Andrea Dario Frias, PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, nos listou algumas dicas de reeducação alimentar.



Para a profissional, a reeducação alimentar vai muito além da perda de peso. “Isso porque essas mudanças estimulam o organismo a permanecer em constante atividade diminuindo a produção de substâncias prejudiciais a saúde e aumentando aquelas que nos fazem bem como as endorfinas, hormônios responsáveis por nos deixar mais felizes e confiantes”.

Andrea afirma que não acreditar em dietas que prometem emagrecimento e mudanças de hábitos sem nenhum esforço já é o primeiro passo para o sucesso desejado. “Se o objetivo é perder peso definitivamente, o importante é estar preparado para gastar mais calorias e comer menos”.

Consumir alimentos também auxilia muito no emagrecimento saudável. A farinha de linhaça dourada, por exemplo, está no topo da lista dos alimentos recomendados para quem quer melhorar a qualidade de vida enquanto enxuga as medidas.

“Esse alimento é rico em fibras e outras substâncias essenciais para a saúde como o ômega 3. A linhaça garante saciedade, estimula a mastigação, atrasa o esvaziamento gástrico e aumenta o hormônio colecistoquinina, que promove a saciedade e controla a fome”, afirma Andrea.

O colágeno hidrolisado também deve estar presente em seu cardápio. “Essa é uma proteína que, além de atuar beneficamente na saúde da pele, ajuda a promover saciedade”.

Pesquisas mostram que a ingestão diária do colágeno hidrolisado, entre 8 a 10g/dia segundo os estudos, garante firmeza, hidratação e elasticidade da pele, além de diminuir a sensação de fome por induzir a liberação de hormônios intestinais como o glucagon e PYY que controlam o apetite.

Os famosos chás verde, branco, vermelho e amarelo, todos derivados da planta Camellia sinensis, são também ótimos exemplos de alimentos que podem ser utilizados com sucesso em planos de reeducação alimentar e perda de peso.

Eles apresentam em sua composição substâncias antioxidantes e cafeína que ajudam a diminuir a retenção de líquidos e aceleram o metabolismo. “Isto ocorre porque além do efeito diurético, tais substâncias apresentam propriedades termogênicas, ou seja, aumentam as taxas pelas quais as calorias são queimadas e aceleram a oxidação de gorduras” finaliza.

É importante não esquecer também que a prática de exercícios físicos deve ser incorporada no nosso cotidiano da mesma forma que adotamos os hábitos listados. Em um programa para perda de peso, os exercícios físicos são as cápsulas de entusiasmo
que o corpo e a mente precisam para recuperar e manter a saúde.

Gostou? Acompanhe-nos pelo TWITTER.

Fonte: Monique dos Anjos, no Blog Dieta Nunca Mais.

Continue lendo...