sábado, 13 de março de 2010

Cuidados para malhar durante e após a gravidez

Em tempo de grandes investimentos na imagem pessoal, a gestação pode gerar ansiedade em algumas mulheres, especialmente naquelas que rotineiramente travam uma batalha com a balança. Com o nascimento do bebê, são deixados de 5 a 6 quilos para trás, mas os demais vão demandar alguns cuidados para desaparecer.



"Nesse aspecto, sempre largam na frente aquelas que mantiveram uma rotina de atividade física durante a gravidez", ressalta a professora de educação física Ana Cléia Fonseca, que atua numa rede de academias para mulheres.

Deu positivo

Logo após a confirmação, a gestante deve consultar o médico para verificar se pode realizar exercícios e que modalidades são indicadas para o seu caso. "Mesmo aquelas que já mantêm a prática regular devem ouvir seu obstetra", complementa. Uma vez liberados, os exercícios devem ser monitorados por um profissional de educação física, especialmente no primeiro trimestre da gravidez.

Usualmente são indicados 30 minutos de atividades, 5 vezes por semana. Os benefícios ultrapassam a manutenção do peso saudável: "Mulheres que se exercitam tendem a ter um melhor trabalho de parto. Além disso, o exercício melhora a circulação; reduz os riscos de diabetes gestacional, complicações obstétricas e trabalho de parto prematuro; e diminui a sensação de fadiga", destaca. Completam o rol de vantagens a melhora na autoestima e redução da ansiedade - típica dessa fase feminina.

É importante que a cliente informe à academia e ao instrutor que está grávida. Os exercícios devem ser adaptados a cada cliente. A gestante deve buscar também orientação nutricional. "Essa dobradinha é imbatível para quem quer viver a gravidez de maneira saudável", explica a professora.

Após o nascimento do bebê, o retorno à academia é muito importante para a correção da flacidez abdominal e do contorno do corpo, mas requer liberação médica. Normalmente ocorre em duas semanas após o parto normal e em seis semanas quando a paciente é submetida à cesariana. Seja qual for o procedimento, quanto antes a atividade física for retomada, mais rápida será a resposta.

Fontes UOL/Vya Estelar, GazetaWEB

Continue lendo...