quarta-feira, 17 de março de 2010

Bem-estar: Elogie-se, e fique linda !

Olhar para o seu reflexo no espelho e dizer que está maravilhosa causa melhora quase imediata no rosto



Gastos com cremes anti-idade são desnecessários, segundo a inglesa Nikki Owen, uma profissional de programação neurolinguística e comentarista de TV. Para ela, a maneira mais simples e econômica de manter a aparência jovem é dizer coisas gentis para si mesmo e encarar a vida de maneira mais feliz.

Nikki fez um experimento simples com o intuito de provar o seu ponto de vista. Utilizou uma maçã, porque tem teor de água semelhante ao do corpo humano (60%). Cortou-a em duas. Colocou uma das metades em um frasco com o rótulo "amor" e falou coisas amáveis a ela por uma semana. A outra metade permaneceu em um recipiente com a palavra "ódio" e ouviu palavras rancorosas. No fim, a parte odiada estava em um estado consideravelmente pior de deterioração que a outra. Nikki disse ao jornal Daily Mail que quando se considera que nossos corpos são cerca de 60% de água também, começa a fazer sentido que os sentimentos positivos afetem nossa mente e corpo. "Ser rancoroso pode criar podridão e deterioração", disse.

A teoria de Nikki é baseada no trabalho do cientista japonês Masaru Emoto, realizador de inúmeras pesquisas que sugerem que as moléculas de cristais de água podem ser afetadas pelos pensamentos, palavras e sentimentos, o que determina a forma dos cristais. Seus testes revelam que as moléculas expostas a ambientes felizes e amáveis ficam mais bonitas e simétricas, enquanto as expostas a influências desagradáveis se mostram disformes.

Será que os médicos e psicólogos concordam com isso? O cosmiatra Patrick Bowler é cético em relação à maçã, mas acha que Nikki tem certa razão. Segundo disse ao jornal inglês, há muitos estudos examinando os efeitos do pensamento positivo sobre o sistema imunológico das pessoas com doenças como o câncer. Para ele, aqueles que são positivos parecem se sair muito melhor do que aqueles que são infelizes e desistem. "Mais trabalhos precisam ser feitos, mas é verdade que, se você se sentir positivo sobre si mesmo, é provável que pareça mais radiante e, portanto, mais jovem", afirmou à publicação. "Ser feliz e positivo é apenas uma parte de parecer mais jovem, no entanto. Sua dieta, estilo de vida e a genética terão sempre um papel importante."

A psicóloga Helen Nightingale, por sua vez, apoia a ideia. "É evidente que apenas dizer coisas boas para si mesmo não vai magicamente apagar rugas. Mas você é o que pensa. Então, seus pensamentos vão sempre ter impacto no seu comportamento, humor, corpo e aparência", afirmou ao Daily Mail. Nikki aconselha olhar para o seu reflexo no espelho e dizer como está maravilhoso. A melhora no rosto seria quase imediata. Verdade ou não, o bom é que não custa tentar.

Fonte: Terra

Continue lendo...