terça-feira, 20 de abril de 2010

Sabia? Exercícios físicos beneficiam mais as mulheres


Diferenças hormonais favorecem as mulheres, diz estudo que comparou o impacto da atividade física na saúde de ambos os sexos

Muitos estudos já haviam mostrado que a atividade física melhora os níveis de colesterol e faz o risco de doenças cardiovasculares cair. Mas poucas pesquisas haviam avaliado o impacto dos exercícios na saúde de homens e mulheres.

Estudo publicado no Journal of Lipid Research, que acompanhou 8 700 pessoas durante 12 anos, mostrou que todos os indivíduos que somaram 180 unidades metabólicas por semana a mais de exercício – o equivalente a uma hora a mais de atividade física leve ou 30 min a mais de moderada – exibiram queda significativa do nível de triglicérides no sangue e aumento do bom colesterol, o HDL. Mas a queda mais perceptível do mau colesterol, o LDL, foi observada nas mulheres, especialmente nas negras. Altos níveis de LDL estão relacionados a doenças do coração.

Os autores especulam que os resultados se devem a diferenças hormonais existentes entre os sexos. As diferenças raciais possivelmente se devem a variações genéticas, dizem os pesquisadores, mas são necessárias mais investigações.

Fonte:O Barriga Verde

Continue lendo...