domingo, 4 de abril de 2010

Você sabe o que é o "Parkour" ?


O parkour é uma arte do movimento onde você treina seu corpo e mente para vencer obstáculos. Um praticante de parkour, chamado de traceur ( no masculino) ou traceuse ( no feminino), usa o meio ambiente para aprimorar a habilidade de se movimentar no espaço.

Ao interagir com os obstáculos, seja arquitetura urbana ou ambiente natural, o praticante se torna mais confiante controlando seu corpo passando por qualquer terreno. A essência do parkour é a disciplina de treino diário, tanto físico quanto técnico, para intensificar os elementos do movimento natural do corpo tais como força, rapidez, equilíbrio, coordenação, precisão, capacidade e resistência. A aplicação do parkour consiste em percorrer de forma eficiente quando for necessário, como por exemplo ao ser perseguido o quando precise chegar a um destino.

Enquanto esta é a aplicação prática do treino, poderíamos fazer parkour a vida toda sem ter que usa-lo desta maneira, mais ou menos como um lutador de artes marciais sem ter que lutar de verdade. Mesmo que não seja utilizado assim, os benefícios do parkour vão muito além. Como o parkour é feito de muitos movimentos que são naturais para o homem, o corpo se fortalece de maneira uniforme e sinérgica, onde todas as partes do corpo trabalham juntas. Isso ajuda a equilibrar o corpo e melhorar todos os movimentos em geral. Além dos benefícios físicos, muitas pessoas acham que treinar parkour desenvolve a clareza mental, confiança, autodisciplina, a capacidade de lidar com o medo, e muitos outros benefícios para a mente.

O que não é parkour?

Parkour não é acrobacia, truques, exibicão, negligência ou saltar de lugares altos sem razão. Não é nenhum movimento ou atividade que nao se encaixe na descrição acima “o que é o parkour”.

Fonte: American Parkour

Continue lendo...