quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bem-estar do seu corpo: Os benefícios do chá.



Acompanhe-nos também pelo TWITTER.

Excelente alternativa para driblar o calor, bebida também é poderosa aliada da saúde

Conhecemos os chás de outros verões. São aliados na perda de medidas, desintoxicação, combate à ansiedade, entre outros. Só que, vamos combinar, tomar uma bebida quente em um calor de 40 graus complica, não é? Para ter sabor e saúde mesmo no verão, uma alternativa é optar pelos chás gelados, que têm todos os benefícios da bebida quente e, ainda, uma dose extra de refrescância.

O chá é rico em polifenóis antioxidantes que protegem nossas células dos radicais livres, que previnem o câncer e o envelhecimento precoce. Alguns ajudam a emagrecer. Os chás contêm também betacaroteno, vitaminas B1, B2, B6, C, ácido fólico, magnésio e potássio.

“O ideal é o consumo de chás naturais, já que assim evitamos os conservantes e os outros produtos químicos usados para realçar o sabor. Se for consumir as opções de chás industrializados, dê preferência aos chás de caixinha que tenham certificado orgânico”

"A ingestão de chá é responsável pela redução do risco de doenças coronárias, diminuição dos níveis de colesterol, preservação da densidade óssea, diminuição da fadiga, redução do peso, proteção do organismo e facilidade de digestão", diz a nutricionista Luana Stoduto, do site Bem Leve. Os tipos de chá são os mais variados e para os mais fins. Os chás puros, sem açúcar, são isentos de calorias. Já os chás branco e de alecrim têm a propriedade de reduzir a absorção de gorduras, ajudando a perder peso. No combate à ansiedade, chás como camomila, capim limão, erva cidreira e erva doce são grandes aliados. O chá de erva cidreira ainda reduz a compulsão por comida. Já o de cravo e canela reduz a vontade de comer doce.

Para hidratar, a pedida é o chá verde que também é antioxidante, aumenta a energia e ajuda a queimar gordura. Mas, atenção, chás preto, mate e verde não devem ser consumidos após as grandes refeições (almoço e jantar), pois têm um polifenol (tanino), que reduz a absorção de ferro.

"O ideal é o consumo de chás naturais, já que assim evitamos os conservantes e os outros produtos químicos usados para realçar o sabor. Se for consumir as opções de chás industrializados, dê preferência aos chás de caixinha que tenham certificado orgânico", explica Luana.

Alguns cuidados devem ser tomados na hora de preparar a bebida. As folhas não podem ficar muito tempo dentro da água quente. Para evitar o sabor amargo, devem permanecer na água por, no máximo, cinco minutos.

Por Thiene Barreto, no Bolsa de Mulher

1 comentário

Azrael disse...

Concordo plenamente com isso. Eu costumo tomar uma versão gelada do ximarrão, que, nã odeixa de ser um chá também. Ao invés da água fervendo, uso água geladíssima. Muito bom, pra saúde e pra aliviar o calor ;)

Postar um comentário