segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Dicas pra você não desistir de entrar em forma !


Todo ano, suas resoluções de Ano Novo ficam só na promessa? Saiba que você não está sozinho. Uma pesquisa da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, mostra que isso acontece com a maioria das pessoas. E não é de se estranhar que “entrar em forma” esteja no topo da lista da maioria delas. Mas por que apenas um pequeno grupo consegue seguir a promessa à risca? Para os especialistas em fitness, a diferença entre aqueles que conseguem mudar o corpo e os que desistem do objetivo na segunda semana do ano é a forma como eles planejam essa mudança.

— A maioria das pessoas decide que vai perder 15 quilos, quando o ideal seria primeiro planejar perder três ou quatro. A mesma coisa acontece com quem afirma que vai malhar todos os dias da semana. Que tal começar apenas com dois ou três? — sugere o pesquisador Shawn Talbott, porta-voz da American College of Sports Medicine.

Atriz e rainha da bateria da Mocidade Independente, Thatiana Pagung, de 29 anos, começou a malhar há nove anos, e confessa que não é daquelas que ama praticar exercícios:

— Brinco que não tenho uma personal trainer. Tenho uma babá trainer. Quando não estou com vontade de ir à academia, caminho na praia ou coloco um samba bem alto na sala e me acabo de dançar. Dessa forma, não deixo de me exercitar — conta a rainha da Mocidade.

Objetivos menores e mais realistas

Pensar em objetivos menores e mais realistas, mesmo que a princípio pareçam distantes da sua meta final, pode fazer a diferença na hora de manter suas resoluções de Ano Novo em prática. Outra dica é buscar o equilíbrio: não exagerar e desistir no início nem malhar uma vez por mês e depois ficar insatisfeito com os resultados.

— Muitos desistem dos exercícios porque não veem resultados. Por isso, se esforce para se mexer pelo menos duas vezes por semana. Percebemos que malhar acompanhado de amigos ou do parceiro pode duplicar, ou até triplicar, a eficiência da ginástica — diz Shawn Talbott, porta-voz da American College of Sports Medicine.

Thatiana Pagung que o diga. A moça não malha sem sua personal trainer, Mara Freitas:

— Ela vai me distraindo e não percebo o tempo passar. Malhar com um amigo também vale. Para não cair na rotina, mudamos sempre as atividades. Um dia é spinning, no outro, caminhamos na praia, ou andamos de bicicleta. Quando não estou a fim de ir para academia, simplesmente coloco um CD em casa e sambo muito. É uma aeróbica perfeita!

Quem está há um tempo parado pode seguir a dica de Mara Freitas:

— Comece caminhando 20 minutos, três vezes na semana. A cada semana, aumente mais dez minutos. Se começar querendo fazer uma hora de exercícios direto, a pessoa vai ficar toda dolorida e logo abandona a atividade — diz a personal trainer, acrescentando que se deve usar tênis e roupas confortáveis e fazer alongamento antes e depois da atividade.

Talbott recomenda também que se faça um check-up antes de sair do sedentarismo.

Mas não fique achando que só a academia vai mudar a sua vida. Praticar um esporte ou simplesmente levantar do sofá e dar uma volta no quarteirão ou subir escadas já ajuda.

— Compre uma bicicleta, salte do ônibus um ponto antes e vá andando. Você se sente mais disposto quando se exercita. O importante é não desistir e acreditar que os resultados vão valer a pena! — diz Thatiana.

Fonte !
Foto: Analice Nicolau, vestindo My Style Fitness.
Acompanhe o Blog também pelo nosso TWITTER.

seja o primeiro a comentar!