segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Comeu ou bebeu demais nas festas? Receitas desintoxicantes !!!

Estas são sugestões para praticar em época de festas, ou fins de semana, quando orgias alimentares levam a problemas digestivos, principalmente estomacais, hepáticos e intestinais.



Trata-se de receitas da Alimentação Desintoxicante, cuja principal ação é “aliviar” e acordar de forma intensa, todos os 5 sistemas excretores: intestinos, fígado, pulmões, rins e pele.

Estes sucos apresentam elevado poder desintoxicante e devem ser tomados frescos (recém preparados) em jejum, logo ao despertar. Depois é preciso aguardar um mínimo de 30 minutos até a refeição matinal. O propósito é que a “ação faxina” a que eles se propõem seja realizada com o organismo vazio (em jejum) e sem interferências digestivas, motivo pelo qual estão na forma líquida.

E, para uma ação mais intensa, tipo tratamento intensivo, o ideal é tomar 3 sucos/dia, sendo o primeiro em jejum e os 2 demais:

- Para emagrecer (*): 1 copo de suco desintoxicante 30 minutos antes das refeições principais.

- Para fortalecer o sistema imunológico e a vitalidade: 1 copo de suco desintoxicante no meio da manhã e outro copo no meio da tarde.

Desta forma serão tomados 3 sucos/dia, ou seja, um pontapé para a conquista de mais saúde e um organismo mais feliz.

Bem, para que estes sucos sejam poderosamente desintoxicantes e terapêuticos é fundamental não colocar açúcar, não diluir muito e não coar, pois são coquetéis concentrados do poder de "deixar sair" venenos e toxinas. Mas, quando a pessoa está por demais debilitada ou muito doente, o ideal é coar, ou prepará-los na centrífuga, pois neste caso os resultados terapêuticos serão mais instantâneos. Entretanto, assim que retomar sua vitalidade, voltar aos sucos sem coar, pois as fibras fazem parte de uma nutrição saudável.

Sucos IONE – TV Gazeta – Suco de Maçã com Hortelã
Ingredientes: 2 maçãs com casca (sem sementes) picada + 1 colher (sopa) de linhaça deixada de molho à noite em ½ copo de água filtrada + 1 xícara (chá) de chá digestivo + suco de 1 limão + 1 xícara (chá) de folhas e talos de hortelã fresco.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Sucos IONE – TV Gazeta – Suco de Caju com Manjericão
Ingredientes: 2 cajus bem maduros picados + 1 xícara (chá) de água de coco + 1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco + 1 colher (sopa) de linhaça deixada de molho à noite em ½ copo de água filtrada.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Feliz
Ingredientes: 1 xícara (chá) de manga em cubos + 2 folhas de couve + 1 xícara de hortelã (talo e folhas) + 1 colher (sobremesa) de uva passa + suco de 2 laranjas + suco de 1 limão.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Laxante
Ingredientes: 1 xícara (chá) de mamão-formosa picado + 1 inhame médio picado + 2 ameixas-secas sem caroço + suco de 1 limão + 1 colher (chá) de semente de erva-doce + 1/2 xícara de água de coco (ou água filtrada).

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Néctar de Uva
Ingredientes: 1 xícara (chá) de uvas + suco de 1 limão + 1/2 xícara (chá) de água de coco + 1 colher (sopa) de linhaça deixada de molho à noite em ½ copo de água filtrada + 1 talo inteiro de funcho (erva-doce).

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Refrescante e Energético
Ingredientes: 1 xícara (chá) de melancia em cubos (com sementes) + 1 xícara de folhas e talos de hortelã fresco + suco de 1 limão.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco Bem Molotov
Ingredientes: 1 colher (sopa) de linhaça + 2 ameixas-secas sem caroço + 1 copo de água filtrada (ou de coco) + 1 colher (sobremesa) de mel ou melado de cana + 1 pêra ou maçã picada com casca (sem sementes) + 1 fatia de mamão-formosa picado.

Preparo: deixe a linhaça e a ameixa de molho na água por toda a noite. Pela manhã bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Bem Lanchinho
Ingredientes: 1 maçã picada (sem semente, com casca) + 1/2 xícara (chá) de água de coco + suco de 1 limão + 1 colher (chá) de mel ou melado de cana + 1 colher (sopa) de aveia integral em flocos + 2 colheres (sopa) de grão de trigo integral deixado de molho em água filtrada por 8 horas.

Preparo: bata no liquidificador a maçã com a água de coco e o suco de limão. Despeje numa tigela. Acrescente o mel, a aveia e o trigo pré-germinado. Misture e sirva imediatamente.

(*) Neste caso é indicado fazer uso de chá digestivo e desintoxicante tanto no preparo dos sucos, como substituto de água ao longo do dia, pois a obesidade é um sintoma claro de má digestão. Ver receita chá digestivo e desintoxicante

Leia mais em Alimentação Desintoxicante

Recomenda-se a leitura na íntegra do livro Alimentação Desintoxicante – editora Alaúde, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com mais consciência e responsabilidade.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Fonte: Mais Saude, Doce Limão

Acompanhe-nos pelo TWITTER.

seja o primeiro a comentar!